As aulas de Superioga que queimam até 800 calorias

postado em: Notícias | 0

jul_yogafonte: O Globo

Uma nova modalidade de exercícios derivada da ioga está prestes a chegar às academias. Ainda inédita na cidade, a Superioga, criada por Paulo Junqueira, atualmente professor da rede Bodytech, promete incrementar os benefícios da prática tradicional ao propor aulas mais dinâmicas e intensas, que resultam em um maior condicionamento físico. Em São Paulo, onde o método foi lançado, várias academias já oferecem a Superioga. No Rio, ele estará disponível nas unidades da Bodytech no fim deste mês.

Mesmo priorizando a força nos exercícios, Paulo Junqueira garante que a modalidade não deve ser encarada como uma novidade fitness. — É um método puro de ioga, com movimentos já existentes, sem mistura com o fitness. Não é treinamento funcional. Na Superioga trabalham-se respiração e sequências e posturas simples, com um maior número de repetições e sem intervalos — enfatiza o professor, que tem no currículo cursos de formação de ioga na Índia e na França. O desenvolvimento da técnica, diz, se deu para atender a uma demanda de alunos em busca de maior ganho estético.

— Muita gente achava o método tradicional muito parado, dizia que não fazia muito efeito no corpo. Adaptei a antiga filosofia e hoje temos aulas repletas de alunos.

A modalidade usa mantras mais acelerados para dar ritmo às aulas e inclui movimentos semelhantes a saltos, agachamentos, pranchas e flexões. As vantagens sobre o método tradicional, de acordo com Junqueira, são o aumento do tônus muscular e da força e no ganho de flexibilidade. Há também benefícios para os sistemas cardiovascular, neuromuscular e endocrinológico. O alto gasto calórico é outro chamariz: perdem-se 800 calorias em média em uma hora de aula, segundo o professor.

A Superioga pode ser praticada por pessoas de todas as idades e sem experiência na ioga tradicional, diz Junqueira. O professor garante que a modalidade é diferente da Power Ioga, também marcada pela intensidade:

— A Superioga vem da Hatha Yoga, e tem movimentos mais secos e dinâmicos. Já a Power Ioga se origina do método chamado Vinyasa, uma prática fluida, com movimentos parecidos com os de dança.