Espaços oferecem serviços diversificados como estratégia para atrair público

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O Studio Carpe Diem, na Barra, reúne, em três andares, tratamentos estéticos e salão de beleza: em breve, tatuador e barbeiro.

fonte: O Globo

Não são shoppings, mas têm variedade de serviços. Também não são spas, mas a estadia prolongada pode trazer relaxamento. Nem são bancos, embora leve tempo até o cliente conseguir sair. A região tem ganhado cada vez mais espaços que reúnem atividades diversas, combinadas numa fórmula cujo objetivo é conquistar a clientela e retê-la pelo maior tempo possível, para que, consequentemente, acabe consumindo mais. Barbearia com pub. Estúdio de tatuagem com loja de roupa. Oferta de esportes radiciais com happy hour. Salão de beleza com área de tratamentos estéticos. Se a ideia não é nova, tem resultado numa equação bem-sucedida e cada vez mais utilizada na Barra e nos bairros vizinhos. Em março, uma casa na Rua Presciliano da Silva, no Joá, abriu as portas para o público que busca contato com a natureza, estilo de vida saudável e esportes radicais. Os amigos e sócios Breno Talim, Vinicius Cardoso e Philip Cardoso começaram a conceber o projeto no ano passado, pautados pelas atividades de que gostam desde a adolescência e viam como reflexo do lifestyle carioca. A Base Sports Club surgiu ao transformar “curtição em profissão”, resume Talim.

A casa com capacidade para 90 pessoas oferece lounge, com DJ nos fins de semana; esportes aquáticos como waterflight, wakeboard e stand up paddle; serviços em parceria com outras empresas, como voos de asa-delta, salto de paraquedas e trilhas; e lanches a cargo da Natureba Carioca, marca que tem parceria com a Federação de Ciclismo do Estado do Rio. O público se mostrou variado e fez surgir novas demandas, como atividades para crianças e abertura da agenda para eventos corporativos e festas particulares.

— Nós juntamos tudo de que gostávamos dentro de um conceito de marca que não privilegia só os esportes, mas atividades em geral e um estilo de vida. A criação veio da necessidade de reunir tudo num único lugar, numa casa em que fosse possível pensar fora do quadrado — conta Talim.

O público é formado principalmente por pessoas acima de 25 anos, como casais jovens com filhos, mas há uma boa parcela com mais de 40 anos. O Base Sports Club funciona das 9h às 18h, de quarta a domingo, e pode ter o horário estendido nos fins de semana. É possível também fazer agendamento para outras ocasiões.

— Aqueles que não querem praticar esportes preferem vir para tomar uma cerveja, ficar curtindo o dia. Muitos clientes trazem os filhos pequenos. Temos na casa um pranchão de SUP com capacidade para 14 crianças. O caiaque de fundo transparente também faz sucesso entre elas — diz Talim.

Outro nicho que caiu na rede foi o corporativo. Executivos durante anos, Breno Talim e Vinicius Cardoso apostaram em empresas que querem fazer comemorações diferentes ou sair do lugar-comum com treinos fora do escritório.

O foco num estilo também dá a diretriz da marca Thankful Gentlemen’s, espaço no Recreio que, desde janeiro, reúne loja de roupas com peças próprias e exclusivas, barbearia que vende cerveja, estúdio de tatuagem e exposição com venda de quadros. Atentos ao crescimento do mercado masculino de beleza e a par das tendências, os sócios Leandro Raul, Dodô Medeiros e Fernandão (jogador do time turco Fenerbahçe) decidiram oferecer vários serviços e praticidade na hora de cuidar do visual.

O trio tirou proveito de uma diferença básica entre as visitas de homens e mulheres a salões: a regularidade. Enquanto o público feminino procura cortes e tratamentos capilares a cada três meses, em média, afirma Medeiros, o público masculino adepto da barba, por exemplo, retorna quase que semanalmente.

— A demanda masculina é muito maior. O cliente que cultiva barba está na loja toda semana, porque ela exige mais atenção — diz ele.

O intuito é fazer com que o cliente se sinta em casa e fique por mais tempo na loja. Nem por isso há demora no atendimento. Leandro Raul conta que considera ideal uma espera de no máximo 15 minutos para a barbearia. O método tem funcionado e atraído clientes que acabam passando até quatro horas na Thankful.

— O que motiva muita gente que vem aqui é pegar uma cerveja, bater papo e assistir a um jogo. A pessoa vem cortar o cabelo, dá uma volta na loja no outro andar e acaba levando uma camisa ou uma pulseira. É legal vermos os três ambientes funcionando juntos — conta Raul.

O espaço é atrativo até para os sócios. Não é raro vê-los conversando com clientes enquanto visitam os três andares da loja, no shopping Blue Center.

— Dividimos horários e funções, como ser gerente, cuidar da logística e administrar as finanças. Não conseguimos ir embora — conta Raul, rindo.

Medeiros completa:

— Não considero trabalho. É satisfatório demais. Vivemos felizes.

BELEZA E DIVERSÃO

Passar horas no salão de beleza faz parte da rotina de muita gente. Quando há mais ofertas de serviço e de entretenimento, então, o tempo reservado à vaidade aumenta exponencialmente. É o que garantem empreendedores que apostaram em espaços com múltiplos serviços.

No começo de junho, no Recreio, a barbearia Camisa 10 entrou em campo com um ambiente voltado totalmente para a clientela masculina. Mas, dotado de um pub, o novo point tem feito sucesso inclusive entre as mulheres.

A Camisa 10 surgiu de uma brincadeira entre o dono da marca, Saulo Vinicius Camera, e os amigos sobre o tempo que as mulheres passam no salão. A revanche foi arquitetada enumerando tudo o que um ambiente feito sob medida para os homens deveria ter. Além dos tradicionais serviços para fazer barba, cabelo e bigode, mesas de sinuca, monitores de TV para transmissões de jogos esportivos, bebidas e uma jukebox — responsável pela extensão do horário de funcionamento até as 2h — foram reunidos no lugar, resultando num passe certeiro para o sucesso.

A escolha do nome também foi criteriosa. Afinal, não é qualquer craque que veste a simbólica camisa. Os clientes, segundo Camera, entram para jogar do começo ao fim. Não é raro haver quem passe mais de quatro horas no local.

— Esta não é uma barbearia convencional. O corte é feito devagar, com atenção, enquanto o cliente curte. Os barbeiros conhecem o timing de cada um. Na primeira visita, tem um cadastro que pergunta se a pessoa está com pressa. A equipe sente como é cada cliente. No fim de semana, é mais corrido, porque a procura é grande. Mas o freguês chega na hora em que começa o jogo e só vai embora quando termina — conta Camera, que lançou o Camisa 10 em Bangu, em 2014.

Inicialmente, o pub deveria funcionar como sala de espera, mas se tornou o ambiente-chave do negócio. A área do bar chega a faturar numa única noite o que a barbearia leva um mês para ter em caixa. E foi o pub que atraiu o público feminino para o Camisa 10. Camera, que tem dois sócios na loja do Recreio, chegou a cogitar oferecer serviços estéticos numa sala vaga. Mas voltou atrás e decidiu não mexer em time que está ganhando. Os planos mudaram, e ele agora prevê a instalação de um estúdio de tatuagem no espaço.

No Studio Carpe Diem, inaugurado na Barra há menos de um mês, há serviços para mulheres (principalmente) e homens. O local tem salão e área de spa para tratamentos estéticos e, num futuro próximo, contará com tatuador e barbeiro. Ruth Ferreira, sócia do espaço ao lado de Rafaela Mendes e Carla Fonseca, é hair designer há 15 anos. Nesse período, acompanhou as mudanças nas demandas do público masculino. Tratamentos químicos e tintura, em muitos casos para cobrir os fios grisalhos, entraram na lista de pedidos.

— Quando pensamos no Carpe Diem, queríamos fazer algo mais intimista. Pensamos em ter uma boa equipe, para concentrar as atividades em um espaço no qual o cliente pudesse ser atendido em todas as áreas relacionadas à beleza — conta Ruth.

Um dos destaques é a área de coloração com o especialista em louras Fabio Sena à frente. O profissional, com 20 anos de experiência em salões da Barra, também é um nome de destaque entre as adeptas dos cabelos curtos. Sena diz que o estúdio é um local onde se pode relaxar.

— Temos aqui uma outra fómula. Sai do salão tradicional muito grande, no qual se trabalha com vários cabeleireiros. Aqui é mais aconchegante. Quero isso para as clientes. Elas reclamam quando vão a um local que está muito cheio. Vão ao salão para relaxar; não gostam de ouvir muito barulho. Querem poder conversar. Digo que hoje sou também psicólogo — brinca.

Ruth Ferreira completa:

— Nós pensamos em montar um espaço diferente de todos os outros em que trabalhamos e que frequentamos. Eles não tinham essa diversificação.

OS PRECURSORES

A movimentada Olegário Maciel tem uma personalidade própria, garantem os frequentadores e comerciantes. Com vida noturna que se estende pelas calçadas e um burburinho cultural que fez com que ganhasse o apelido de Zona Sul da Barra, reúne dois espaços que se tornaram inspiração quando o assunto é combinação de serviços. Void General Store e Kult Kolector são vizinhas de porta desde 2014 e ajudaram a transformar a cena da região.

Uma loja para comprar calçados e roupas, um bar com drinques descolados e um espaço de conveniência para comprar de chiclete a charuto e skate. A Void General Store chegou à Barra em novembro de 2014, após o sucesso da primeira loja na cidade, instalada no Leblon, no mesmo ano, o que a caracteriza como uma das precursoras da fórmula. A marca tinha experiência em se aventurar por diferentes segmentos e promover sua integração.

Lançada como uma revista pelo Grupo Slash Slash, em Porto Alegre, em 2004, a Void estendeu sua atuação ao segmento de festas e eventos. Após dez anos, vieram a vontade, e a chance, de estar presente em outras plataformas. O espaço físico — que tem bar, loja e área de conveniência — dá continuidade à proposta e visa a atrair um público jovem e descolado.

Com a mesma proposta — e na mesma calçada —, fixou-se a Kult Kolector, loja de vinil, bar, teatro, galeria de arte e sala de cinema. A ideia é mesclar entretenimento e arte. Os proprietários, o casal de arquitetos Natacha Weibel e Alexandre Ribeiro, defende a curadoria criteriosa como um dos diferenciais do espaço. A casa costuma abrir as portas para artistas conhecidos e iniciantes mostrarem seus trabalhos. Ribeiro acredita que está influenciando até os costumes dos moradores dos arredores. As novidades não param, e agosto trará mais uma.

— Vamos passar a abrir aos domingos, oferecendo show folk no fim de tarde. Isso vai criando novos hábitos. Os moradores da Barra têm resistência ao happy hour. Preferem ir para casa e se arrumar, o que faz com que a noite só comece às 23h. Queremos que as pessoas venham para cá direto do trabalho, do pós-praia — diz Ribeiro.

A Kul Kolector é definida como “a junção de pequenas coisas que deram certo”. O diálogo com várias tribos tem efeito direto na programação, em constante transformação. A demanda por novidades por parte do público vai gerar um incremento na grade de atividades e de serviços.

— Teremos barbearia e estúdio de tatuagem, e nossa loja vait ter uma grife própria. Vamos fazer com que a Kult fique cada vez mais complexa — adianta Ribeiro. — O critério de curadoria continua o mesmo. Queremos profissionais diferenciados, ligados ao conceito de cultura.

Onde está a mistura

Base Sports Club

Rua Presciliano da Silva 680, Joá. Tel.: 3591-1077.

Camisa 10

Rua Carlos Galhardo 85, Recreio. Tel.: 3281-9919.

Kult Kolector

Av. Olegário Maciel 130, loja E, Barra. Tel.: 3624-0032.

Studio Carpe Diem

O2, bloco 7, sala 127, Barra. Tel.: 3311-5347.

Thankful Gentlemen’s

Blue Center. Av. das Américas 12.300, loja 136. Tel.: 3400-7354.

Void

Av. Olegário Maciel 130, loja G, Barra. Tel.: 3507-9107.