Projeto de transporte aquaviário na Barra é revogado pela prefeitura

postado em: Notícias | 0

aquaviario_balsafonte: O Globo

O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) que visava à implantação do projeto de transporte aquaviário no complexo lagunar da Barra foi revogado nesta segunda-feira (27) pela prefeitura. O motivo, segundo publicação no Diário Oficial pela Subsecretaria de Projetos Estratégicos, foi que o grupo de empresas autorizadas não apresentou os estudos no prazo previsto. O objetivo do poder público era regulamentar uma opção de trajeto até estação de metrô Jardim Oceânico.

O projeto foi uma das primeiras ideias anunciadas por Marcelo Crivella, no início do ano. Mesmo com o ceticismo de ambientalistas e empresas do ramo, por causa da poluição e assoreamento nas lagoas, o prefeito afirmou que implantaria o transporte. Para o trajeto, que inicialmente seria entre o condomínio Península e a estação de metrô Jardim Oceânico, seria utilizado uma embarcação do tipo hovercraft, que pode transportar cerca de cem passageiros sentados e plana sobre a lâmina d’água.

Em 17 de fevereiro, a prefeitura publicou o PMI. Em março, houve a primeira prorrogação do prazo para entrega dos estudos, de 30 dias. Em julho, houve nova prorrogação, de mais 60. Em abril, o secretário de Transportes e vice-prefeito Fernando Macdowell, em entrevista ao GLOBO, havia dito que o alto custo era uma preocupação e que, para isso, a prefeitura estava fazendo contatos com fundos internacionais. Ele havia dito, inclusive, que o projeto contemplaria obras de saneamento para Rio das Pedras, o que ajudaria também na limpeza das lagoas.