Prefeitura começa interdições no Elevado do Joá

postado em: Notícias | 0

jan_joacom G1

Partes do Elevado das Bandeiras e dos túneis de São Conrado e do Joá começaram a ter o fluxo de carros interrompidos desde esta terça-feira (6) em dois períodos de 30 minutos, para obras da duplicação do Elevado do Joá. Os fechamentos ocorrem nos dois sentidos das pistas, de segunda a sábado, entre 14h e 14h30 e 21h30 e 22h, exceto em feriados. Nesses períodos, o trânsito será desviado pela Estrada do Joá.

A CET-Rio contará com trinta controladores para efetuar os bloqueios, facilitar a fluidez e orientar os motoristas. Também serão utilizadas três viaturas, quatro motocicletas e três reboques. Os veículos de apoio ficarão posicionados em pontos estratégicos para efetuar os bloqueios e retirar eventuais veículos enguiçados ou acidentados.

Segundo os controladores de tráfego, janeiro apresenta redução de cerca de 15% no total de veículos em circulação na cidade devido ao período de férias escolares. Os horários escolhidos para fechamento também são os de menor volume de tráfego na área.

O fechamento não ocorre de madrugada, pois há residências próximas do elevado e é necessário respeitar a Lei do Silêncio, que restringe barulhos na cidade entre 22h e 7h.

Para evitar retenções, é recomendado que motoristas evitem utilizar a ligação Zona Sul-Zona Oeste pela Autoestrada Lagoa-Barra das 13h30 às 15h30 e depois das 21h. As opções são a Linha Amarela, a Estrada Grajaú-Jacarepaguá e o Alto da Boa Vista.

Duplicação

As obras vão construir com dois túneis paralelos aos já existentes e um novo elevado. A via – que atualmente tem duas pistas – será ampliada para quatro. Para acompanhar o traçado, a ponte da Joatinga também será alargada. Uma ciclovia também está prevista no projeto. O objetivo da medida é acabar com o gargalo do trânsito na região, uma das exigências do Comitê Organizador Rio 2016.