Shoppings apostam em elementos inovadores e tradicionais no Natal

postado em: Notícias | 0

natal_2017_shoppingsfonte: O Globo

As cores vermelha, verde e dourada começam a dar o tom do Natal nos shoppings. Os empreendimentos gastaram milhões de reais na repaginação de elementos icônicos para atrair o consumidor. Este ano, árvores gigantescas, iluminadas com milhares de luzes, prometem encantar. O BarraShopping aposta em um modelo de 55 metros de altura, a ser inaugurado na quarta-feira. A do Downtown tem 53 metros e está instalada no topo do bloco 7, que tem 15 metros de altura.

A programação fica completa com atividades para toda a família. Há oficinas, brincadeiras interativas, teatro, mágica e muitas visitas do Papai Noel. A solidariedade também tem lugar garantido na festa, por meio do incentivo a doações.

Bem antes de acessar o estacionamento do BarraShopping o visitante já verá sua enorme árvore, decorada com quase um milhão de microlâmpadas de LED. A inauguração será no feriado desta quarta, com programação gratuita a partir das 14h. O ponto de encontro na portaria C terá food trucks, food bikes e DJ para animar. Às 19h30m, haverá apresentação da Banda Sinfônica de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro e queima de fogos.

O shopping promete atrações interativas multissensoriais. O espaço O Jardim Encantado terá criação de vídeos em 360 graus, brincadeiras usando realidade virtual e games natalinos, e a Casa de Papai Noel terá diversas atrações feitas de gelo. Jussara Nova Raris, superintendente do Complexo BarraShopping/New York City Center, explica a proposta.

— As pessoas estão cada vez mais querendo interatividade. Trouxemos a realidade virtual para momentos como um passeio de trenó com o Papai Noel. É uma linguagem que hoje faz parte do cotidiano. Queremos encantar tanto o adulto como a criança — diz Jussara, justificando ainda o investimento no projeto da árvore. — É o momento de dar este presente à cidade. As pessoas sentem falta de um símbolo assim, por não termos mais a da Lagoa.

O empreendimento aposta em mais árvores. No New York City Center, uma terá um escorregador para a criançada. E a Árvore Mágica, projeto de cunho social, vai contar com a participação do público. O uso da hashtag #nataldeluznobarra no Facebook e no Instagram fará luzes se acenderem. Se atingir a meta de iluminar a árvore, no próximo ano o shopping doará cem cestas básicas mensalmente a famílias carentes, em parceria com a instituição Pontinho de Luz.

O investimento na temporada natalina é de R$ 6 milhões. O complexo se destaca também no quesito promoções. Na melhor delas, clientes que gastarem R$ 400 no BarraShopping e no New York City Center a partir do dia 16 concorrerão a veículos Hyundai IX35.

Quem já quer sentir o clima natalino pode visitar o picadeiro do VillageMall. O circo inspirou a decoração deste ano.

— Todo ano buscamos um tema diferente, que possa brincar com o Natal de forma criativa, lúdica, agradando às crianças, mas atingindo todas as idades. E circo remete a diversão, magia, cor, brincadeiras, tudo o que queremos no nosso Natal — diz o superintendente do VillageMall, Gabriel Palumbo.

O empreendimento tem apresentações circenses aos sábados e domingos, às 15h, 16h30m e 18h; e visita do Papai Noel e oficina de pintura de segunda a sábado, das 14h às 22h30m; e aos domingos e feriados, das 13h às 21h. Além disso, quem gastar R$ 800 ganha um panetone Havanna e concorre a vales-presentes de R$ 200 mil.

FESTA PARA TODOS

As luzes de Paris inspiraram o Rio Design Barra este ano. Uma árvore de 13 metros de altura, uma Torre Eiffel de 14 metros e um carrossel ocupam a praça de eventos. A programação começou no dia 4, e a gerente de marketing, Eugênia Del Vigna, diz que o público aprovou:

— Começamos a sentir a receptividade quando anunciamos o tema nas redes sociais. Paris desperta um carinho muito grande mesmo em quem nunca foi lá. O carrossel está sempre com fila, e até os adultos participam.

A partir do dia 24, haverá uma ação inspirada na Pont des Arts, em Paris, cuja renda será revertida para o Instituto Rogério Steinberg. Os clientes que comprarem um cadeado do amor poderão prendê-lo na ponte reproduzida no shopping, que doará o valor equivalente à entidade.

O Américas Shopping levou o tema Natal Encantado a sério e dará vida a soldadinhos, bailarinas e bonecas em paradas que durarão 40 minutos, a partir do dia 24. Os personagens vão interagir com o cenário inaugurado no dia 4 e circular pelos corredores.

— Optamos pelo cenário vivo porque temos sempre o desafio de levar o Natal a todos os pisos e espaços — conta Tatiane Piza, gerente do shopping.

O Downtown deixou sua árvore de Natal 13 metros mais alta.

— Nossa expectativa é de aumentar o fluxo de pessoas. Também teremos nossa tradicional queima de fogos aos sábados, sempre com uma atração se apresentando antes — explica o gerente de marketing, Cesar Santos.

No Via Parque, a aposta é em personagens do canal Discovery Kids. As crianças podem escalar um labirinto dentro da Árvore de Natal Gigante dos Floogals e percorrer um circuito musical inspirado em “Mini Beat Power Rockers”. A partir do dia 25, R$ 400 em notas fiscais nas lojas participantes darão direito a uma bolsa térmica e a um cupom para concorrer a um Hyundai Creta.

A festa do Metropolitano é em clima de safári. Entre as atividades está a Torre do Noel, com queda de seis metros de altura e ingresso a R$ 10.

A tradição dita o tom no Recreio Shopping. A criançada pode brincar gratuitamente dentro da área decorada, participando, por exemplo, de um grande jogo da memória. Os pets têm um espaço só deles, e direito a tirar foto com Papai Noel. O Città America também aposta na decoração clássica, com árvore de sete metros iluminada com LED e um caminhãozinho do bom velhinho disponível para fotos.

No domingo que vem, um Papai Noel animatrônico pousará no Fashion Mall. De 2 a 23 de dezembro, ele vai bancar o chef de cozinha e ser anfitrião de oficinas gratuitas de cupcakes e doces, aos sábados; e de enfeites e árvores, aos domingos, destinadas a crianças de 3 a 10 anos.