Óleo de coco culinário não hidrata o cabelo, segundo cosmetóloga

postado em: Notícias | 0

oleo-de-cocofonte: Marie Claire

Febre entre as famosas e fãs de cosméticos naturais, o óleo é coco é mesmo cheio de boas propriedades para o cabelo, mas deve ser usado da forma correta. Segundo a cosmetóloga Sônia Corazza, o óleo de coco de uso culinário não tem propriedades hidratantes para os fios. “80% da gordura de coco usada para cozinhar é feita de ácidos graxos saturados”, diz ela. “Quimicamente isso significa que eles não têm a capacidade de se ligar a outras moléculas. Portanto, ele apenas lubrifica o fio, deixando a sensação de maciez, mas sem tratar ou hidratar o cabelo, como a maioria das pessoas pensa.”

Segundo Sônia, o famoso poder hidratante do óleo de coco mora nos outros 20% de ácidos graxos insaturados. “Bons produtos para o cabelo são formulados com esse tipo, extraído a partir de um processo de aquecimento e filtragem, livre de agentes químicos”, explica.

Se você gosta de limpar o couro cabeludo com óleo de coco ou usa o ingrediente como uma máscara, Sônia alerta para os efeitos colaterais: “o óleo de coco tem um poder altíssimo de segurar a temperatura e pode acabar ‘fritando’ os fios se usado sob o sol. Esse processo de oxidação pode deixar o tom do cabelo amarelado”, diz. “Se usado no couro cabeludo, ele pode criar o ambiente perfeito para microorganismos, bactérias e fungos.” Resultado? Maior probabilidade do aparecimento de cravos e caspa.