Prefeitura divulga esquema especial de trânsito para o Rock in Rio 2017

postado em: Notícias | 0

fonte: G1

Um esquema especial de trânsito, ordenamento urbano e patrulhamento será montado nos bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, de 15 a 17 de setembro e de 21 a 24 de setembro, quando será realizado o Rock in Rio na cidade.

Das 11h às 5h todos os dias de evento (15 a 17 e 21 a 24 de setembro)

 transito-rir1

Das 23h50 às 5h todos os dias de evento (15 a 17 e 21 a 24 de setembro)

 transito-rir2

Para estimular o transporte público, todo o entorno do Parque Olímpico terá estacionamento proibido. Apenas moradores poderão estacionar na rua Aroazes, Franz Weissman, Vice-Presidente José Alencar, Francisco de Paula, Amílcar de castro e Escultor Sergio Camargo.

De acordo com Joaquim Dinis, diretor de operações da Cet-Rio, aplicativos como Waze e Google Maps terão parcerias com a Prefeitura e vai indicar previamente as ruas que serão fechadas no entorno do local. “A gente recomenda que os moradores de Barra da Tijuca e Recreio evitem circular de carro, tanto no entorno quanto fora”, afirma Dinis.

Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, pediu para que os espectadores cheguem cedo, não só por questões de logística, mas também para aproveitar as novidades da Cidade do Rock. “Com a nova estrutura que a cidade tem, vai ser muito mais fácil sair da Cidade do Rock, com a integração BRT-metrô e os ônibus primeira classe”.

Integração e pagamento antecipado

No terminal Jardim Oceânico, que faz conexão com a Linha 4 do Metrô, o espectador embarcará nos ônibus em uma plataforma dedicada somente ao Rock in Rio. O terminal olímpico vai concentrar a chegada e saída dos espectadores.

Assim como na última edição do evento, os espectadores que pagarem antes a passagem ganharão uma pulseira e não terão que passar por roletas para entrar nos ônibus do BRT na volta. O pagamento deve ser feito antes da entrada na Cidade do Rock.

Somente a estação Jardim Oceânico estará aberta para embarque depois do horário normal do metrô – as demais funcionarão somente para desembarque. Nos dias de shows, o transporte funcionará 24h.

Os cartões do metrô serão utilizados normalmente, mas a indicação é que o espectador utilize o bilhete do riocard. Com isso, poderá utilizar também o BRT. As autoridades lembram que os passageiros devem abastecer o cartão previamente.

“Assim como foi nos Jogos Olímpicos, o serviço público será a melhor opção para o espectador”, disse Daniel Habib, diretor de operações do Metrô Rio.

Táxis e ônibus especiais

Haverá um ponto de táxis próximo ao Parque Olímpico, que funcionará apenas para o embarque de passageiros após o encerramento de cada noite do festival. Os amarelinhos regulamentados pela prefeitura entrarão a partir de 23h na Av. Salvador Allende, de onde devem partir. A prefeitura recomenda, no entanto, que ninguém vá de táxi para o local.

Pela primeira vez, o serviço de ônibus especiais – chamados Primeira Classe – será oferecido para moradores de Niterói e Petrópolis, na Região Serrana. No total, são 17 pontos de partida e retorno. O local de embarque é o mais próximo da Cidade do Rock.

Operação de trânsito

A operação de trânsito contará com a participação de 550 homens por dia, entre guardas municipais, controladores da CET-Rio e pessoal de apoio, com 40 veículos operacionais e 44 motocicletas, para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios, que contarão com o apoio da Polícia Militar.

Serão ainda utilizados 35 painéis de mensagens variáveis para informar sobre os horários dos fechamentos de vias, rotas alternativas e restrições de estacionamento. O Centro de Operações Rio fará o monitoramento da área do evento e dos acessos com mais de 100 câmeras.

Rotas alternativas para os motoristas

Com as interdições na Av. Salvador Allende e na Av. Embaixador Abelardo Bueno, os veículos que normalmente trafegam por estas vias, deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:

Recreio – Jacarepaguá

  • Avenidas Lucio Costa, Américas e Ayrton Senna

Curicica – Recreio

  • Estrada dos Bandeirantes, Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais e Av. Ayrton Senna, Av. Lucio Costa, Av. Glaucio Gil e Av. das Américas.

Centro (via Linha Amarela) – Vargens

  • Av. Ayrton Senna, Av. Lucio Costa, Av. Glaucio Gil, Av. das Américas, Av. Benvindo de Novais, Estrada dos Bandeirantes.